Comemorações do Centenário da República

Somos alunos do 9ºAno, do Agrupamento de Escolas Jacinto Correia-Lagoa. Estamos a comemorar o Centenário da Implantação da República,em Portugal (1910-2010) com diversas actividades.
Iniciámos as comemorações com uma exposição de cartazes, na Biblioteca, realizados pelas nossas turmas.
Ao longo do ano lectivo, realizámos pesquisas sobre personalidades que se destacaram em diversas áreas nestes cem anos da República e um breve estudo da toponímia local relacionado com este tema.
Pelo Carnaval, os meninos da E.B.1 e do JI de Lagoa realizaram um desfile alusivo à 1ª República.
A 22 de Março, comemorámos o Dia da Árvore, plantando vários especímenes autóctones .
Apresentamos neste blogue o resultado dos nossos trabalhos .


26/03/10

OS NOSSOS POETAS



ESTÁTUAS VIVAS NO MÊS DA LEITURA

OS NOSSOS PRESIDENTES


A BANDEIRA - ETIQUETA





DIA DA ÁRVORE



DESFILE DE CARNAVAL




EXPOSIÇÃO DE CARTAZES NA BIBLIOTECA



TOPONÍMIA DE LAGOA



VESTUÁRIO



25/03/10

MÚSICOS

Maria João Pires é uma famosa pianista portuguesa. Nasceu em Lisboa a 23 de Julho de 1944 e actualmente reside no Brasil.Aprendeu a tocar piano ainda criança, tendo com nove anos recebido o prémio da Juventude Musical Portuguesa. Em 1970 venceu o concurso internacional do bicentenário de Beethoven, que se realizou em Bruxelas. Tem uma larga carreira internacional em recital e concerto, desenvolvendo também uma intensa actividade no domínio da música de câmara
.
Video http://www.youtube.com/watch?v=I4zkk7NOCtg

Luís de Freitas Branco (Lisboa, 12 de Outubro de 1890 - Lisboa, 27 de Novembro de 1955). É um dos mais importantes compositores portugueses, tendo desenvolvido também uma intensa actividade cultural como escritor e crítico musical, demonstrando ser uma inteligência brilhante da época da 1ª República.

Fernando Lopes-Graça é um musicólogo e maestro (1906-1994 ) natural de Tomar. Apenas com 14 anos, começou a trabalhar como pianista no Cine-Teatro de Tomar, fazendo ele próprio os "arranjos" dos trechos que interpretava.É autor de uma vasta obra literária com reflexões sobre a música portuguesa e a música do seu tempo, mas maior ainda é a sua obra musical, da qual são assinaláveis os concertos para piano e orquestra, tendo uma vastíssima obra para piano, nomeadamente seis sonatas que constituem um marco na história da música pianística portuguesa do século XX.
.


PINTORES PORTUGUESES



ESCRITORES PORTUGUESES


Abílio Manuel Guerra Junqueiro foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o maior representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República.

Guerra Junqueiro iniciou a sua carreira literária no jornal de Coimbra chamado “A Folha”.



Antero de Quental foi um poeta que teve um papel importante na Geração de 70.
Antero de Quental dedicou-se à poesia, à filosofia e à política. Embora tenha vivido no século XIX, participou nas primeiras reacções contra o ultimato inglês, que conduziriam ao fim da Monarquia e à implantação da República.




Manuel Laranjeira dedicou-se desde a poesia ao teatro, colaborando em diversas publicações periódicas, como a Revista Nova, A Arte, A Voz Pública e O Norte, assinando crónicas sobre temas tão diversos como política, crítica social, religião, literatura e outras artes, medicina, filosofia ou educação.

Afonso Duarte interessou-se por temas de etnografia e arte popular portuguesa, reflectidos na sua obra poética, ligada às crenças e mitos seculares, aos motivos da terra, vida animal, ao povo e à lide agrária.

Jaime Cortesão - Ançã (1884) – Lisboa (1960) - foi um médico, político, escritor e historiador português. Jaime Cortesão aliava a força de carácter e das convicções à defesa intransigente da democracia, acreditava profundamente nos homens e na liberdade.





24/03/10

AS MULHERES NA REPÚBLICA

Durante os cem anos de república, as mulheres portuguesas foram lutando pelos seus direitos. Muitas destacaram-se nas suas actividades como mulheres de sucesso. Ficam aqui alguns exemplos.

Paula Rego nasceu em Portugal, em 1935, onde foi educada. Estudou na Slade School of Art em Londres de 1952 a 1956. É em Londres onde passa a maior parte do seu tempo, desde 1963, mantendo sempre uma ligação forte com Portugal. Em 1990 Paula Rego foi nomeada a primeira Artista Associada da National Gallery, de Londres.

A pintora Sara Afonso nasceu em Lisboa em 1899, morrendo nessa mesma cidade em 1983. Passou a infância no Minho. Regressando a Lisboa, diplomou-se em Pintura na Escola de Belas-Artes, onde foi aluna de Columbano. Viveu em Paris em 1923-1924 e em 1928-1929. Desde muito nova admirou Almada-Negreiros, com quem veio a casar em 1936. A sua pintura revela, inicialmente, uma tendência para o retrato, logo seguida de um sentido de volumes e de cores.

Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1908 e morreu em
Paris a 6 de Março de 1992.
Naturalizou-se francesa em 1956, tendo-se destacado como pintora de sucesso.

















DESPORTISTAS PORTUGUESES

Joaquim Agostinho foi um notável ciclista português, nascido no dia 7 de Abril de 1943 em Brejenjas, freguesia da Silveira, concelho de Torres Vedras. Morreu no dia 10 de Maio de 1984, depois de 10 dias em coma, em consequência de uma queda sofrida numa etapa da Volta ao Algarve.
Joaquim Agostinho começou a praticar ciclismo no Sporting Clube de Portugal, começando a praticar já com 25 anos de idade, mas ainda conseguiu evoluir de tal forma que é usualmente referido como o melhor ciclista português de todos os tempos.


Sérgio Miguel Moreira Paulinho é um ciclista português. Fez história no ciclismo português ao conquistar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, e ao ter vencida uma etapa da Volta à Espanha 2006.





Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro começou a sua carreira nas categorias de base do Andorinha. Em 1995 foi para o Nacional e o seu sucesso com a equipa o levou a assinar com o Sporting duas temporadas depois. O talento precoce de Ronaldo chamou a atenção de Sir Alex Ferguson, técnico e dirigente do Manchester United. Em 2009 o “Puto maravilha” juntou-se aos galácticos do técnico Manuel Pellegrini, o Real Madrid.




Eusébio foi o maior de todos. Pelos dados objectivos que os números suportam mas também (sobretudo, diríamos mesmo) pela magia de um futebol feito de instinto e génio. Foi único. Eusébio da Silva Ferreira, “king” para os amigos, é o mais célebre jogador português de todos os tempos. Eusébio foi o primeiro jogador que o País ofereceu ao mundo.É uma das figuras do século, o único de entre os nossos a integrar a galeria restrita.


Frederico Gil - Nascido a 24 de Março de 1985 (21 anos), em Lisboa, pupilo de João Cunha e Silva, começou a sua carreira internacional como Júnior na Taça Diogo Nápoles, em Julho de 2000, onde conseguiu as suas primeiras vitórias e os primeiros pontos. A 17 de Fevereiro de 2003 aparece com o ranking de 1089.
Em Julho de 2005, no lugar 373, disputa o seu primeiro Challenger, na Rússia, o Torneio de Togliatti. Consegue chegar aos quartos de final onde perde com o 3º CS do torneio e futuro vencedor do mesmo, o russo Kunitsyn. Os 12 pontos permitem-lhe mais um pulo até ao lugar 349.

A 21 de Agosto, depois do torneio de Manerbio em Itália, atinge a sua melhor colocação de sempre, no lugar 153º.

Rui Machado (Faro, 10 de Abril de 1984) é um tenista profissional de Portugal.Em 2003 e com 19 anos o Rui era o nº1 Nacional do Ranking ATP tendo terminado a época em 483º do mundo. Seguiu-se um período de intensa competição em Futures, tendo atingido o seu melhor ranking em 2005 na posição de 242º do mundo.

Carlos Lopes nasceu a 18 de Fevereiro de 1947, em Viseu.
A primeira prova oficial de Lopes foi numa corrida de São Silvestre; tinha 16 anos. Lopes ficou em segundo lugar, apesar da presença de corredores bem mais experientes.
Em 1976, Lopes ganha pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Corta-mato, que nesse ano se realizava em Chepstown, no País de Gales. Como mais tarde viria a demonstrar, Lopes fez uma corrida demonstrando uma enorme autoconfiança, mostrando resistência, sentido táctico e muito boa final.
Nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, Carlos Lopes ganhou a medalha de prata nos 10.000 metros e, em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles obteve a medalha de ouro na Maratona.

Rosa Maria Correia dos Santos Mota, conhecida apenas por Rosa Mota, (Porto, 29 de Junho de 1958) é uma atleta portuguesa já fora de actividade. Tornou-se conhecida principalmente pelas suas prestações na Maratona, sendo considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX nessa especialidade.