Comemorações do Centenário da República

Somos alunos do 9ºAno, do Agrupamento de Escolas Jacinto Correia-Lagoa. Estamos a comemorar o Centenário da Implantação da República,em Portugal (1910-2010) com diversas actividades.
Iniciámos as comemorações com uma exposição de cartazes, na Biblioteca, realizados pelas nossas turmas.
Ao longo do ano lectivo, realizámos pesquisas sobre personalidades que se destacaram em diversas áreas nestes cem anos da República e um breve estudo da toponímia local relacionado com este tema.
Pelo Carnaval, os meninos da E.B.1 e do JI de Lagoa realizaram um desfile alusivo à 1ª República.
A 22 de Março, comemorámos o Dia da Árvore, plantando vários especímenes autóctones .
Apresentamos neste blogue o resultado dos nossos trabalhos .


25/03/10

MÚSICOS

Maria João Pires é uma famosa pianista portuguesa. Nasceu em Lisboa a 23 de Julho de 1944 e actualmente reside no Brasil.Aprendeu a tocar piano ainda criança, tendo com nove anos recebido o prémio da Juventude Musical Portuguesa. Em 1970 venceu o concurso internacional do bicentenário de Beethoven, que se realizou em Bruxelas. Tem uma larga carreira internacional em recital e concerto, desenvolvendo também uma intensa actividade no domínio da música de câmara
.
Video http://www.youtube.com/watch?v=I4zkk7NOCtg

Luís de Freitas Branco (Lisboa, 12 de Outubro de 1890 - Lisboa, 27 de Novembro de 1955). É um dos mais importantes compositores portugueses, tendo desenvolvido também uma intensa actividade cultural como escritor e crítico musical, demonstrando ser uma inteligência brilhante da época da 1ª República.

Fernando Lopes-Graça é um musicólogo e maestro (1906-1994 ) natural de Tomar. Apenas com 14 anos, começou a trabalhar como pianista no Cine-Teatro de Tomar, fazendo ele próprio os "arranjos" dos trechos que interpretava.É autor de uma vasta obra literária com reflexões sobre a música portuguesa e a música do seu tempo, mas maior ainda é a sua obra musical, da qual são assinaláveis os concertos para piano e orquestra, tendo uma vastíssima obra para piano, nomeadamente seis sonatas que constituem um marco na história da música pianística portuguesa do século XX.
.


Sem comentários:

Enviar um comentário